Olá, eu sou o Assizinho e sempre publico excelentes dicas relacionadas ao bom uso de eletrodomésticos em geral, diante disto, hoje compartilho um excelente artigo que oferece informações valiosas sobre a transformação do fogão GLP para Gás Natural.
Todos sabemos que preparar uma boa comida depende muito do tipo de gás que você usa em seu fogão. Muitas pessoas não sabem que isso faz toda a diferença na hora de testar uma receita. Por isso, vamos apresentar nessa matéria as principais características do gás de botijão (GLP) e do Gás Natural (GN), que vem através de tubulações subterrâneas da rua.
Saiba a diferença entre o GLP e o Gás Natural
O GLP é o conhecido gás de cozinha. A sigla significa “gás liquefeito de petróleo”. Quando você compra um botijão de gás, nele vem o GLP. Quando esse gás se submete a grandes pressões, se transforma facilmente na forma líquida. Dessa maneira, é mais fácil de armazenar e transportar e, claro, ser comercializado.
É importante saber que a chama do GLP não é tão estável como deveria, o que pode causar baixo calor para cozimento e fuligem nas panelas. Além disso, no decorrer do tempo, o fogão pode apresentar defeitos. Por ser prático, econômico e mais fácil de ser encontrado, tornou-se a opção de gás mais usada no Brasil.
O gás natural vem através de encanamentos e também pode ser usado em seu fogão. Para isso é preciso fazer a transformação de GLP para GN.
Caso a região em que você mora tenha tubulações de gás natural, você pode obter muitas vantagens com a conversão. Uma delas é contar com a estabilidade da chama do fogão.
Ela é mais forte porque o encanamento oferece uma pressão maior.
Isso agiliza o preparo de alimentos. Outra vantagem é que você não vai mais precisar fazer o pedido de um novo botijão a cada mês. O GN oferece um abastecimento interrupto de gás por meio das redes de distribuições, ou seja, não vai faltar gás quando você mais precisar.
Como adaptar o fogão para receber o gás natural?
Os fogões fabricados pelas empresas Brastemp e Consul, por exemplo, são feitos para a utilização do GLP, mas atualmente, milhares de residências já realizaram a transformação do seu fogão para o gás natural.
Essa mudança deve ser feita por uma empresa especializada porque o GN tem características diferentes do GLP. Nós da AT Assistec somos especializados neste tipo de adaptação e por isto estamos divulgando este artigo.
Em certos casos, a mudança de endereço também muda a cozinha porque muitos condomínios fazem uso do gás natural. Assim, para receber o GN será preciso realizar alterações no fogão já usado pela família. O pagamento do gás natural é feito de acordo com o seu consumo, como a conta de água e energia.
Para utilizar o gás natural de forma adequada em seu fogão é preciso usar peças originais de fábrica regulamentadas pelo INMETRO. Em razão da diferença entre o GLP e o GN, as peças necessárias para a transformação são elaboradas e mensuradas com cuidado, para garantir a segurança e o bom desempenho do fogão.
Para fazer a mudança de gás procure uma empresa especializada
Se você deseja fazer a transformação do seu fogão para gás natural procure saber se a empresa que esta contratando é autorizadas a prestar esse serviço. Dessa forma, você terá acesso a técnicos qualificados com conhecimento amplo na área.
Esses profissionais poderão fazer com que seu fogão funcione bem, com total segurança.
As marcas constantemente tem criado novos modelos de fogões para comercialização, e somente quem entende desse mercado possui as informações necessárias para oferecer esse serviço de forma eficiente.
A boa noticia é que a AT Assistec possui profissionais altamente qualificados para este tipo de serviço, então se tiver interessado em fazer esta mudança de gás entre em contato conosco.
Ahhh, e se você tiver qualquer dúvida ou simplesmente quiser complementar este artigo com alguma opinião basta deixar o seu comentário aqui embaixo.
Esta foi a super dica do Assizinho de hoje.
Comentários
Conteúdos relevantes