Existem diversos mitos e verdades em relação ao uso do ar-condicionado. Você já deve ter ouvido falar muitas coisas sobre o seu consumo, efeitos na saúde, custo de manutenção, etc. São muitas dúvidas, que nem sempre um amigo ou familiar sabem a resposta.

Nada melhor do que consultar profissionais nesse assunto para saber o que é realmente verdade. Para acabar com as dúvidas, preparamos esse artigo para esclarecer 8 mitos e verdades sobre o ar-condicionado. Confira!

1 – Dormir com o ar-condicionado ligado faz mal.

Não. Quando estamos dormindo, a temperatura do nosso corpo baixa naturalmente. Ao dormir com o ar-condicionado ligado numa temperatura muito baixa há o risco de ficarmos resfriados. O ideal é manter a temperatura ambiente entre 20° e 23° para uma boa noite de sono, sem se preocupar em acordar espirrando e tossindo.

2 – Manter o ar-condicionado ligado com a janela aberta aumenta o consumo.

Sim, isso é verdade. Não só aumentará consideravelmente o consumo de energia, como também poderá causar riscos para o aparelho. Isso porque a quantidade de ar quente ou frio que entrará no ambiente será maior que a produção do equipamento.

Assim, o ar-condicionado não dará conta. Isso diminui o seu rendimento. É aconselhável manter todas as janelas bem fechadas.

3 – Para reduzir o consumo de energia, é melhor desligar o aparelho quando sair de um cômodo.

Isso não é verdade. Os condicionadores de ar gastam mais energia quando começam a funcionar, então desligá-lo ao sair de um cômodo por um curto período de tempo, e depois ligá-lo novamente, consumirá mais energia.

4 – Quanto mais potência tiver o ar-condicionado, mais energia gastará.

Verdade. Um aparelho de 18.000 BTU não consome a mesma energia de um de 12.000. É importante prestar atenção na hora de escolher a potência do seu ar-condicionado. Saiba que não é indicado instalar um equipamento com potência menor do que exige o ambiente. Isso amplia o consumo de energia.

5 – O equipamento de ar condicionado é barulhento.

Mito. Há diversos modelos de ar-condicionado no mercado, sendo que a maioria não causa ruído durante seu funcionamento, pelo contrário, geralmente são silenciosos. Antes de instalar esse equipamento é necessário a avaliação de um especialista em ar-condicionado. 

Muitos modelos têm a função silenciosa, onde a velocidade do ventilador muda automaticamente para baixo, oferecendo a operação de resfriamento sem ruídos.  

É ideal consultar um técnico especializado para avaliar o local onde o aparelho será instalado. Assim poderá dimensionar corretamente o espaço e entregar uma proposta personalizada de acordo com o ambiente.

6 – O ar-condicionado funciona apenas no verão.

Mito. O equipamento de ar-condicionado funciona em todas as estações do ano. No verão e no inverno. Ele é a melhor alternativa para regular a temperatura do ambiente e proporcionar conforto para toda a família.

Esse equipamento dura por muitos anos. Realizando a manutenção e tendo os cuidados corretos, um bom ar-condicionado pode ter vida útil de mais de 10 anos.

7 – Não é indicado instalar ar-condicionado no quarto do bebê.

Mito. Embora muitos pais acreditem que seu bebê está sempre com frio, lembre-se que a criança tem a mesma temperatura corporal dos adultos. Portanto, sempre que o aparelho estiver numa temperatura entre 22° e 25°, não há com o que se preocupar.

Não esqueça que o ar-condicionado pode afetar o sistema respiratório. A dica é manter os filtros limpos e livres de partículas que poderão se alojar nos pulmões e causar problemas de saúde, tanto para crianças quanto para adultos.

8 – O ar-condicionado libera contaminantes

Não é verdade. O ar-condicionado absorve a umidade do ambiente e impede o aparecimento de fungos e outras substâncias alergênicas. Como citamos acima, para receber um ar limpo de poluentes é preciso realizar regularmente a limpeza dos filtros.

Dessa forma o aparelho funciona melhor e não entope com o pó acumulado. Assim seu ambiente estará livre de contaminantes. Os condicionadores de ar respeitam o meio ambiente graças à tecnologia “Inverter”. Também oferecem eficiência e economia de energia ao mesmo tempo. 

A manutenção do aparelho de ar-condicionado deve ser constante para não prejudicar sua saúde

Verdade. Ele fornece ambientes livres de ácaros, partículas de sujeira e poeira, além de beneficiar pessoas com alergias e problemas respiratórios. Todos os equipamentos de ar-condicionado têm filtros integrados para purificar o ar.

Essa “peneira” acaba com partículas minúsculas de substâncias vindas do ambiente que vivemos. Pode ser pelo de gato ou cachorro, restos de alimentos ou plantas, etc. Respirando um ar limpo e livre de poluentes evitamos reações alérgica e até mesmo infecções respiratórias.

As mudanças bruscas de temperatura podem afetar nosso sistema imunológico. Por isso, é preciso usar o ar-condicionado numa temperatura adequada e equilibrada, assim será possível evitar doenças respiratórias. 

É fundamental realizar regularmente a limpeza do filtro do ar-condicionado. Assim conseguirá mantê-lo limpo. Esse bom hábito evita custos desnecessários, pois um condicionador de ar com filtro sujo não permite que o ar flua normalmente. Isso pode lhe causar prejuízo, já que vai pagar mais pelo consumo do que o necessário.

Mitos e verdades

Como você viu, muitas coisas positivas e negativas são ditas sobre o ar-condicionado. Há inúmeros mitos que já fazem parte da nossa vida diária. Crenças que passam de pais para filhos. Esperamos ter esclarecido todas suas dúvidas. Caso tenha algum problema com seu equipamento basta entrar em contato conosco através do chat aqui mesmo no site  através dos telefones: (31) 3295.2100 Seg à Sex | 08:00 as 18:00
(31) 3295.2100 Sábado| 08:00 as 12:00.

Um abraço do Assizinho!

Fale com um especialista

Nossa equipe entrará em contato o mais rápido possível para discutir suas necessidades.

Obrigado pela sua mensagem. Responderemos em breve.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.

Comentários

Conteúdos relevantes