Poupar gás na hora de preparar as refeições não significa cozinhar menos. Para economizar, você só precisa seguir algumas orientações na hora de preparar as refeições. O botijão de gás está cada vez mais caro, por isso é preciso buscar alternativas para ele durar mais tempo.

A primeira coisa que você deve saber é que temperatura e calor são palavras com significados completamente diferentes. Isto é, quanto mais alta a temperatura em uma panela, mais rápido a comida será cozida.

Mas lembre-se, se a temperatura estiver muito alta, você pode queimar o alimento. O calor é uma forma de energia, neste caso, é produzido pela queima de gás. Quanto mais gás for queimado, mais calor a chama produzirá. Portanto, se você usar uma chama baixa, poupará gás.

Veja agora algumas dicas para economizar gás de cozinha

Mantenha os queimadores limpos 

É muito importante manter os queimadores livres de gordura e fuligem. O fato de estarem limpos e em bom estado melhora o fluxo de calor e, portanto, exige menos energia para atingir o ponto que queremos. 

Também devemos observar se a chama dos queimadores está na cor azul, o que significa que a combustão do gás está correta. Isso evita que o alimento cozinhe mais de um lado do que do outro, atrasando a cozedura final. 

Às vezes, a chama do fogão fica amarela. Isso ocorre quando os queimadores liberam gás em excesso, ou seja, estão desregulados.

Cobrir as panelas quando cozinhar 

Não deixe de tampar as panelas enquanto os alimentos estão sendo cozidos na chama do fogão. Isso ajuda não só a aquecer melhor a comida, como também proporciona um melhor sabor. Acredita-se que essa iniciativa possa economizar até 25% do gás de cozinha.

Se você estiver assando bolos, pães ou outros alimentos no forno, não abra a porta várias vezes e baixe a chama quando alcançar a temperatura que você deseja. Lembre-se que usar muitas vezes o forno gasta mais gás do que os queimadores do fogão.

Se a comida estiver congelada, retire-a com antecedência do freezer para que ela dure menos tempo no fogo.

Cozinhar na panela de pressão

É claro que certos alimentos não podem ser cozidos na panela de pressão. Geralmente este recipiente cozinha mais rápido e realça o sabor da comida. Esse tipo de panela oferece mais calor em menos tempo. 

Desta forma, podemos preparar a comida com um gasto muito menor. Em média, uma panela de pressão economiza até 50% do gás em comparação com o mesmo prato cozido em uma panela tradicional. Uma boa alternativa para cozinhar mais rápido é cobrir com folha de alumínio os arredores da chama, isso ajuda a concentrar o calor. 

Controle a temperatura da chama

É melhor começar a cozinhar em temperatura alta e abaixá-la gradualmente. Depois, quando a comida estiver quase cozida, desligue o gás e deixe cozinhar com o calor residual. Outra dica é aprender a controlar o tempo de cozimento.

Também é importante medir a quantidade de água usada e não ferver muito os líquidos quando não for necessário. Assim que perceber que a água começou a ferver, apague o fogo ou adicione a comida. No momento que a fervura atingir o ponto de ebulição, abaixe o fogo para o mínimo.

Evite vazamentos de gás

Procure verificar regularmente a mangueira do gás para certificar-se de que não está havendo vazamentos. Observe se ela está com algum furo, se está bem presa e dentro do prazo de validade. Se você notar defeitos ou vazamentos, faça a troca imediatamente. Essa medida trará mais segurança para sua casa, além de economizar gás.

Preparar a comida em panelas adequadas

Saiba que o material dos recipientes que você coloca no fogo também geram uma economia significativa. Verifique se as panelas e as frigideiras que você usa são do mesmo tamanho ou um pouco maiores que os queimadores. 

Ao colocar um recipiente muito pequeno no fogo, o calor é desperdiçado e a chama escapa pelas laterais. Também é importante que as partes inferiores das panelas sejam planas. Dessa forma o calor é conduzido de maneira regular.

Muitas vezes, as pessoas tentam ganhar tempo esquentando a comida numa boca grande do fogão, porém usando uma panela pequena. Isto causa um grande desperdício de gás porque a maioria do calor produzido pelo fogo não é passado para a panela, mas para o ar.

Mantenha as panelas e frigideiras livres de ferrugem ou manchas pretas. Existem materiais que proporcionam um nível mais alto de economia em relação a outros, confira abaixo.

Panela de alumínio: Geralmente este material é usado em combinação com outros para formar as bases de panelas e frigideiras. O alumínio não é uma boa escolha apesar de ser um bom difusor de calor.

Ferro fundido: Panela de ferro fundido é um elemento clássico na cozinha ao longo da história. Devemos ter em mente que, mesmo sendo um grande condutor de calor, esse material gera um processo mais lento de difusão da temperatura.

Aço inoxidável: Esse é o mais útil quando se trata de economizar. Permite uma cozedura relativamente rápida, é fácil de limpar e também não apresenta problemas de corrosão a longo prazo. 

Esperamos ter ajudado com essas sugestões para você economizar no gás de cozinha. Assim ele dura mais tempo. São dicas simples que podem ser aplicadas em seu dia a dia.

Então é isto, após estas dicas, se notar que é hora de uma manutenção no seu fogão entre em contato conosco. Teremos imenso prazer em atende-lo da melhor forma, afinal, estamos neste mercado a mais de 50 anos e temos experiência de sobra para cuidar bem do seu eletrodoméstico.

Um abraço do Assizinho.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário! =)

Fale com um especialista

Nossa equipe entrará em contato o mais rápido possível para discutir suas necessidades.

Obrigado pela sua mensagem. Responderemos em breve.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.

Comentários

Conteúdos relevantes