A dica do Assizinho de hoje é sobre fogões! Você está em busca de um fogão que se encaixe perfeitamente na sua cozinha? Essa tarefa parece fácil, mas é sempre bom considerar alguns aspectos importantes na hora da compra. Confira nessa matéria algumas dicas.

O fogão é o coração da cozinha, bem como a geladeira, tanto que sem um deles seria muito difícil cozinhar de maneira prática e eficiente para toda a família. Isso porque a boa refrigeração dos alimentos e o cozimento são fundamentais para servir um bom prato.

Hoje, há muitas opções de fogões para atender as suas necessidades. O mercado brasileiro de eletrodomésticos dispõem de várias marcas e modelos, com preços diferentes e características diversas.

Uma dica é levar em conta que você passará uma boa parte do seu tempo em frente ao fogão. Por isso, é importante considerar o número de pessoas para as quais você vai cozinhar e o tamanho da sua cozinha.

Tamanhos e cores de fogões

Escolher o tamanho do fogão não é uma tarefa complicada, basta observar se no espaço disponível fica melhor um fogão grande ou pequeno, de quatro ou seis bocas. Decida se pretende colocar o fogão embutido em um móvel ou localizado ao lado da geladeira, dos armários ou da pia.

O mercado de fogões é muito amplo e não se concentra apenas nos clássicos brancos ou pretos. Já existe outras opções de cores e você só precisa contrastar corretamente com os tons das paredes, móveis e até detalhes que você incluirá em sua cozinha.

Fogão de embutir

Quem escolhe essa alternativa agrega muito charme a sua cozinha planejada. Dessa forma menos espaço é ocupado. Lembre-se que ao desenvolver esse projeto de fogão embutido, é fundamental destinar um espaço para a ventilação lateral. Isso garante que as paredes e móveis ao redor do fogão não sejam aquecidos.

Embutir um fogão oferece vantagens e desvantagens. Um dos benefícios é que favorece a melhor limpeza da cozinha porque não será preciso arrastá-lo para limpar o piso. Tenha em mente que ao escolher a opção de embutir seu fogão, será preciso manter esse estilo de cozinha, o que para muitos não é uma boa ideia. 

Caso deseje mudar o visual do ambiente colocando o fogão em outro lugar, terá que fazer uma pequena reforma. Saiba que estes modelos são fixos, geralmente indicados para pessoas que optaram por uma cozinha projetada com todos os móveis sob medida.

Dicas para a instalação de um fogão embutido

– Para melhor aproveitamento de um fogão embutido é preciso mantê-lo, pelo menos, a 90 cm do chão.

– Certifique-se que o projeto garantirá espaço de ventilação ambiente para um melhor funcionamento do fogão. Arejar o local e manter aberto os vãos de ventilação natural é fundamental, bem como os dispositivos que aspiram através dos canais de escoamento.

– Não se esqueça que o uso de um forno a gás causa a produção de umidade e calor no local em que for colocado.

– Para sua segurança, não mexa nas estruturas internas do fogão. Também respeite as distâncias de circulação de ar em torno do fogão, que estão indicadas no manual.

– Procure um profissional qualificado para realizar a instalação do botijão de gás. Tudo deve seguir as instruções do Corpo de Bombeiros e INMETRO. Saiba que os fogões de embutir são fabricados para receber gás, conforme normas que foram regulamentadas e aprovadas para esse tipo de aparelho.

Reguladores de gás

Os famosos “registros” controlam a pressão do gás emitido através do botijão. O regulador contém uma membrana de borracha nitrílica injetora de combustível e uma mola. O fabricante regula a pressão de saída na dose certa para que acenda a chama do fogão. O regulador tem prazo de validade de 5 anos. Depois do vencimento deve ser substituído. Esse novo registro deve conter o selo do INMETRO. 

O que considerar antes de comprar um fogão

1 – Quantidade de bocas

Para resolver essa questão, primeiro é preciso saber o número de pessoas que vivem na casa. Você cozinha todos os dias? Pense no espaço disponível e no seu cotidiano na cozinha, antes de decidir por um fogão de quatro ou seis bocas.

Caso você tenha uma atividade intensa na cozinha, um fogão pequeno pode não lhe favorecer. Por outro lado, um fogão com muitas bocas para cozinhar pouco pode ser um desperdício de espaço e dinheiro.

2 – Capacidade do forno

Para escolher o melhor fogão com um bom forno é preciso pensar na quantidade de pratos assados que você costuma fazer. Conforme a forma de uso, deve-se decidir o tamanho ideal de forno para atender as suas necessidades.

3 – Comodidades

Um fogão que ofereça certas comodidades, como luzes internas no forno, é uma boa escolha. Isso, caso você tenha o hábito de abrir a porta do forno para verificar se o bolo está pronto. Alguns modelos vem até com termostatos para regular a temperatura.

Um detalhe importante na hora de comprar seu fogão é saber se ele pode ser transformado de gás de cozinha para gás natural. Muitos condomínios usam gás encanado, por isso é bom saber se o fogão que você deseja adquirir tem essa opção.

4 – Segurança

A segurança vem em primeiro lugar. Certifique-se que os dispositivos de segurança do fogão são adequados. Verifique se o vidro do forno é temperado e se há travas de segurança. Em certos casos é preciso investir mais para obter um fogão que ofereça total segurança.

Então é isto! Estas foram as dicas do Assizinho de hoje e não se esqueça, se precisar de qualquer ajuda para instalação ou manutenção do seu fogão conte sempre com a AT Assistec, nós somos especialistas e estamos no mercado a mais de 50 anos para lhe atender com total presteza!

Fale com um especialista

Nossa equipe entrará em contato o mais rápido possível para discutir suas necessidades.

Obrigado pela sua mensagem. Responderemos em breve.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.

Comentários

Conteúdos relevantes